Vereador reúne CDTC para discutir qualidade do transporte público

Iniciativa é inédita na história recente do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia e dará origem a ações concretas

10 de março de 2019 às 10:01

Integrantes da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) se reuniram nesta sexta-feira (8) em audiência pública na Câmara Municipal de Goiânia para discutir ações para melhorar a qualidade do serviço que é oferecido hoje aos milhares de usuários do serviço na Região Metropolitana de Goiânia (RMG). A reunião, inédita na história recente do transporte coletivo – já que, tradicionalmente, a CDTC se reúne apenas para aprovar o reajuste na tarifa cobrada dos passageiros –, foi proposta pelo vereador Lucas Kitão (PSL), representante da Câmara Municipal de Goiânia na CDTC.

Apesar de ser extraoficial, o convite reuniu representantes dos principais órgãos que compõem o órgão deliberativo do transporte na RMG, como o vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, Veter Martins; o deputado estadual Alysson Lima, que representa a Assembleia Legislativa na CDTC; o superintendente de Assuntos Metropolitanos da Secretaria de Meio Ambiente (Semad); o representante da Agência Goiana de Regulação e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), Luiz Maurílio; o pesquisador Wilson Costa Ferreira, ex-integrante da CDTC; e o assessor jurídico do gabinete do deputado estadual Thiago Albernaz, Victor Hugo dos Santos Pereira.

Lucas Kitão abriu a audiência falando sobre a importância da CDTC, mas lembrou que ultimamente ela só reúne seus membros para aprovar o aumento de tarifa, sem discutir a qualidade dos serviços que são prestados pelas empresas que detêm a concessão do poder público. “A questão do transporte – e mesmo da tarifa – é muito complexa, mas entendo que antes de falar em aumento, precisamos discutir a qualidade do transporte que é oferecido para os usuários, moradores de Goiânia e das cidades da Região Metropolitana”, ponderou Kitão. “Somos representantes diretos da sociedade, recebemos cobranças diárias, que são justas”, acrescentou.

A ideia da reunião, explicou o vereador, não foi buscar culpados ou fazer acusações, mas encontrar soluções factíveis. “Só o fato de reunirmos metade da CDTC em uma reunião não oficial mostra que estamos no caminho certo para buscar as soluções”, concluiu. Para Kitão, um assunto pontual, além da qualidade do serviço e fiscalização, tem prioridade: a intenção do governo, via AGR, de deixar a CDTC, prevista no projeto de lei 562/2019, de autoria do governo do Estado, que está na Assembleia Legislativa.

O deputado Alysson Lima, que nesta semana apresentou projeto de lei instituindo o transporte alternativo na RMG, parabenizou o colega parlamentar pela iniciativa. “Até onde eu sei, a CDTC nunca se reuniu com objetivo diverso de discutir tarifa”, afirmou. “Parabéns, vereador Lucas Kitão, pela iniciativa”, disse.

O vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, Veter Martins, disse acreditar que um dos motivos para o transporte coletivo da Região Metropolitana estar na situação em que se encontra é justamente a falta de audiências como a que foi realizada na Câmara Municipal. “Precisamos, sim, discutir o transporte que temos e o que queremos”, propôs, acrescentando que defende o fortalecimento da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), órgão gestor.

Lucas Kitão adiantou que outras audiências públicas devem ocorrer e que a população, principal interessada no sistema de transporte coletivo, será chamada a se manifestar de todas as formas para fortalecer a discussão e desenvolver ações efetivas.

Tags: , , , ,